fbpx

Tudo sobre o Shiba Inu

Por 30/11/2020Blog
Tudo sobre o Shiba Inu

História e curiosidades:

Considerada a menor e mais antiga raça nativa do Japão, são cães atléticos, companheiros, corajosos e inteligentes.

Criado a princípio como cão de caça de pequenos animais, seu nome em japonês é traduzido literalmente para matagal. Teorias dizem que o nome se refere ao tamanho e coloração avermelhada do cão, parecido com arbustos e matos secos. Após quase ser extinta durante a segunda guerra mundial, a raça passou por programas de reprodução, tornando-se do modo em que hoje a conhecemos.

Comportamento do Shiba:

São cães independentes e podem ser teimosos, sendo necessário paciência durante o adestramento. Se adaptam bem a apartamentos, mas precisam de exercícios ou passeios diariamente. Costumam ser possessivos com brinquedos e alimentos e machos não castrados podem ser agressivos com outros machos, o que pode ser reduzido com a socialização do filhote. Naturalmente, são bons caçadores. Certifique-se de sempre usar guia durante caminhadas, uma vez que o Shiba Inu pode perseguir outros animais.

Tamanho:

De porte pequeno, as fêmeas podem chegar a 39 cm de altura e pesam em média 7kg, enquanto machos chegam a 41,5 cm e pesam cerca de 10kg.

 

Pelagem:

Sua pelagem pode variar de coloração, sendo predominantes os tons vermelho, creme e preto. Composta por duas camadas, sua pelagem é densa e não precisa de muita manutenção. Podem soltar muito pelo, principalmente após as épocas frias do ano. É indicada a escovação semanal para reduzir a queda excessiva dos pelos.

Cuidados com a raça:

A raça é predisposta a ter alguns problemas de saúde, fique atento a displasia de quadril, alergias e problemas oftalmológicos. Visite um médico veterinário regularmente para garantir a saúde e o bem-estar do seu Shiba Inu.

Fonte: DogTime, American Kennel Club

Deixe um comentário