fbpx

Tudo sobre o Chihuahua

Por 26/01/2021Blog
Conheça o Chihuahua

História e curiosidades: 

Considerada a menor raça de cães do mundo, sua origem é desconhecida. Acredita-se que a raça seja originada de cães nativos da América Central e do Sul chamados de Techichi. A raça foi descoberta no México, na cidade de Chihuahua, em 1850. Visitantes dos EUA gostaram do tamanho curioso dos cães e levaram-os para suas casas. Em 1930, a raça se popularizou, sendo associada à música latina de Xavier Cugat e, desde então, uma das mais populares raças do mundo.

Comportamento do Chihuahua: 

São animais inteligentes e aprendem muito rápido, sendo muito comum que participem de provas de agility e obediência. Seu pequeno tamanho torna-os ideais para apartamentos, mas é preciso se atentar a mantê-los longe de crianças menores de 8 anos e animais desconhecidos, uma vez que o Chihuahua é frágil e pode se machucar. São desconfiados e podem ser agressivos com pessoas e animais estranhos, sendo importante a socialização desde filhote e mantê-lo sempre na guia durante os passeios. Não necessitam de muito exercício, sendo 20 a 30 minutos por dia o ideal.

Tamanho: 

Considerados de porte pequeno, medem de 15,2 a 22,8 cm e pesam de 1,3 a 2,7 kg.

Pelagem: Pode ser curta ou longa e os tons variam muito, podendo ser encontrada em cores como preto, branco, alaranjado, chocolate, cinza, prata, tricolor e outras variedades. Sua pelagem não exige muita manutenção, mas ele pode soltar mais pêlo após as épocas mais quentes do ano.

Cuidados com a raça: 

O Chihuahua geralmente é um cão saudável, mas é importante que o tutor se atente a problemas como luxação patelar, hipocalcemia e colapso de traqueia.

Fonte: Dog Time

Deixe um comentário