fbpx

Tudo sobre o Border Collie

Por 22/01/2021Blog
Conheça o Border Collie

História e Curiosidades:

Seus antepassados já trabalhavam em fazendas da Grã-Bretanha protegendo e pastoreando ovelhas. Cães de pastoreio eram extremamente úteis e valiosos para os pastores da região, fazendo com que fossem cruzados entre si para garantirem as melhores qualidades desses animais. Com o tempo, as diferentes raças de pastoreio foram surgindo e tomando o nome dos locais em que se originaram, gerando, assim, o nome do Border Collie (Border significa fronteira em inglês, Collie significa cão de pastoreio no dialeto escocês), raça gerada na fronteira entre a Escócia e Inglaterra.

Comportamento do Border Collie: 

Conhecidos por sua inteligência, são facilmente adestrados e excelentes em competições de diversas modalidades. Uma raça muito energética e resistente, gosta de trabalhar e precisa de muito exercício físico diariamente. Naturalmente um cão de pastoreio, possui o costume de latir e cercar ovelhas, outros animais da família e até crianças, sendo importante a socialização e adestramento desde filhote. São ótimos companheiros para tutores que acompanham as intensas atividades do Border Collie.⠀

Tamanho: 

Considerados de porte médio, medem de 45,7 a 55,8 cm e pesam de 13,6 a 20,4 kg.

Pelagem: 

possuem dupla camada de pelos, presentes em duas variedades, sendo elas Rough (pelo longo) e Smooth (pelo curto). Sua coloração geralmente é bicolor, preta e com manchas brancas, mas a raça também é encontrada em variedades tricolores, merle ou em tons sólidos. Sua pelagem não exige muita manutenção, sendo recomendada a escovação semanal para prevenir o embaçamento e garantir o brilho dos pelos. Costumam soltar pelo mais intensamente após as épocas mais frias do ano.

Cuidados com a raça: 

O Border Collie é uma raça geralmente saudável, mas o tutor deve se atentar a problemas de saúde como displasia do quadril, epilepsia, atrofia progressiva de retina e anomalia do olho do Collie.

Fonte: DogTime

Deixe um comentário