fbpx

Tudo sobre o Basenji

Por 11/11/2020Blog

História e curiosidades:

Conhecida como a mais antiga raça de cães, acredita-se que exista há mais de 4.000 anos! Paleontólogos afirmam que os primeiros cães domesticados eram muito semelhantes aos Basenjis. Foram levados da África Central ao Egito como presentes para os Faraós. As tribos africanas consideravam os Basenjis como caçadores versáteis, com ótima visão e excelente velocidade A raça é retratada em artefatos egípcios e há evidências de que estejam presentes em artes de outras civilizações antigas, como a Babilônia e Mesopotâmia.


O Basenji foi introduzido ao Ocidente apenas no final do século XIX.

Outra característica conhecida desses cães é sua incapacidade de latir. A laringe desses cães possui um formato diferente, fazendo com que seu som não seja um latido e assemelhe-se mais a um canto.

Comportamento do Basenji:

É um cão de caça, inteligente e independente, mas muito carinhoso. Tendem a ser tímidos com pessoas desconhecidas.Tendem a perseguir qualquer objeto ou animal em movimento. Pode ter hábitos de morder e mastigar objetos deixados a seu alcance, sendo necessária paciência para seu adestramento. Não são indicados para conviver com roedores e podem se dar bem com gatos se forem criados juntos desde filhotes.

Tamanho:

Machos medem 43 cm e pesam cerca de 10kg, enquanto fêmeas medem cerca de 40 cm e pesam 9kg.

 

Pelagem:

Sua pelagem é fina e curta, exigindo pouca manutenção. Sua cor pode variar entre vermelho, preto, tricolor ou tigrado. Não possuem odor forte e tendem a se manter limpos.

Cuidados com a raça:

É um cão de caça e precisa de exercícios diários, podendo se adaptar a apartamentos. Sempre mantenha seu Basenji na guia durante passeios, uma vez que ele pode perseguir e atacar outros animais.

Assim como todas as outras raças, o Basenji está predisposto a ter alguns problemas de saúde. Mantenha-se atento a problemas como displasia do quadril, síndrome de Fanconi e hipotireoidismo.

Caso suspeite de que seu Basenji possua algum problema de saúde, consulte um dos nossos Médicos Veterinários em nosso Hovet!

Fonte: DogTime, American Kennel Club

Agende atendimento no Hospital Veterinário
No hospital animal com atendimento 24 hrs, Vet Rebouças, é possível agendar o atendimento de seu animal de estimação via WhatsApp através do número (11) 96331-5387, basta clicar!

Deixe um comentário