4d-diag-endoscopia-900x326Os problemas gastrointestinais que acometem os animais de estimação podem variar desde a mais simples gastrite, passando pelo refluxo gastroesofágico, até os tumores de estômago e intestino.

Uma das maneiras mais eficientes de se identificar esses problemas é através da realização do exame endoscópico, que permite visualizar as alterações ao vivo e a cores através de um monitor de vídeo. Várias áreas do corpo dos animais podem ser examinadas pela endoscopia como, por exemplo, fossas nasais, traqueia e até mesmo a uretra e a bexiga. A endoscopia é realizada na unidade hospitalar ho·vet, necessitando de anestesia.

A endoscopia também pode ser útil não só para o diagnóstico, mas também para a realização de procedimentos terapêuticos, pois muitas vezes é possível poupar os animais dos incômodos de uma cirurgia. Um bom exemplo é a retirada de corpos estranhos.

Atualmente, é possível até realizar cirurgias com ajuda dos endoscópios. São as chamadas cirurgias de mínima invasão, também conhecidas como cirurgias vídeolaparoscópicas, por meio das quais o paciente pode ser operado através de pequenos orifícios. A principal vantagem é a recuperação mais rápida do animal operado, bem como a diminuição da contaminação do campo operatório.