fbpx

Quando a internação veterinária do seu animal de estimação é necessária?

Por 30/03/2021Blog
internação veterinária

Saiba identificar quando a internação veterinária é necessária para cuidar melhor do seu pet.

Aqui, no blog, já comentamos a respeito de como funciona a internação de um pet de estimação, tendo em vista que muitos tutores ficam preocupados ao saberem que o seu animalzinho necessitará desse serviço e, assim, desejam entender como todo o procedimento vai ocorrer.

Esse tipo de apreensão é normal, já que é difícil ficar tranquilo ao saber que o seu bichinho de estimação está doente e necessita de uma internação, não é mesmo? No entanto, é possível evitar essa situação ao levá-lo regularmente a consultas com um médico veterinário experiente e bem qualificado.

Contudo, caso ocorra algum imprevisto e o seu animal não pareça bem de saúde, pode ser necessária a internação veterinária para que ele receba o tratamento de forma adequada. Nesse sentido, para saber quando tal intervenção é necessária, leia o artigo até o final. 

Quando a internação do pet é necessária?

Existem diversas formas de tratamento e elas podem ser realizadas tanto no próprio lar do pet quanto na clínica veterinária que ele costuma se tratar. O que define o local para realizar o tratamento adequado é o tipo de doença, a gravidade, o estágio em que ela se encontra, a estrutura que os tutores possuem em sua residência, disponibilidade de tempo e até as condições prévias de saúde do animal e a idade que ele apresenta.

Se o pet já possui alguma doença crônica que possa interferir ainda mais em um novo problema de saúde adquirido ou se for velhinho, por exemplo, provavelmente o tratamento será mais delicado e necessitará de internação.

Portanto, de forma resumida, a internação veterinária é recomendada quando não há possibilidade de concluir todo o tratamento ou parte dele no próprio lar do animal.

Quais são os cuidados que o animal recebe durante a hospitalização?

Inicialmente, se o animal está em estado de emergência, uma equipe já está preparada para recebê-lo com bombas de infusão, de oxigênio.

Posteriormente, um médico veterinário realiza a avaliação geral do animal para dar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. Pode ser que seja necessário fazer alguns exames nesse momento, os quais também serão prescritos pelo médico e realizados no próprio hospital. 

Caso seja identificada a necessidade de algum especialista, ele será encaminhado e, se for verificado que o pet possui alguma doença infectocontagiosa, ele é levado para um ambiente isolado, sem outros bichinhos.

Os animais ficam acomodados em baias individuais com os equipamentos necessários para o tratamento, assim como ocorre conosco. Durante esse período, eles recebem uma alimentação adequada, conforme as suas necessidades. 

Além disso, os médicos os visitam regularmente e, em caso de alguma emergência, há uma equipe de profissionais da saúde 24 horas de plantão para cuidar deles. Também vale destacar que muitas clínicas veterinárias possuem um ambiente de lazer para os animais se divertirem e se exercitarem, se possível.

Por fim, durante o tratamento, os tutores podem visitar os seus bichinhos em um horário específico, o que fará muito bem para que eles se recuperem rapidamente, pois, além de todo o cuidado médico, nada melhor do que o carinho do dono para trazer forças nesse momento delicado, não é mesmo?

Recomendações para uma boa recuperação

Após o pet receber alta da internação veterinária, é necessário que os tutores estejam atentos a todas as informações transmitidas pelo médico veterinário, visto que, mesmo após a alta, pode ser necessário alguns cuidados com o animal até que ele se recupere completamente. Além disso, por vezes, uma parte do tratamento é realizada na clínica veterinária e a outra em casa. Então, é preciso prestar muita atenção a todas as recomendações.

Sendo assim, para que o seu pet se recupere bem, anote as informações passadas pelo médico veterinário. É importante destacar que, para ocorrer uma boa recuperação, é fundamental contar com um hospital bem-estruturado e profissionais bem qualificados. 

O Hospital Veterinário Rebouças é referência em tratamento de animais de estimação, dispondo de uma ampla equipe de especialistas, profissionais da saúde e equipamentos de alta tecnologia.

Deixe um comentário