fbpx

Qual a importância de realizar check-up em cães e gatos?

Por 11/11/2020Blog
Check-up de pets: qual sua importância em cães e gatos?

De acordo com uma pesquisa realizada pela produtora mundial de medicamentos e vacinas para animais, Zoetis, realizada em 2016, em parceria com a empresa MeSeems, 60% das consultas veterinárias em todo o mundo são para check-up dos pets. Esse dado mostra a importância de exames de rotina mesmo nos bichinhos, além de que a prevenção continua sendo o melhor remédio.

É a partir de visitas periódicas ao veterinário que se pode descobrir os primeiros sinais de doenças mais graves ou problemas relacionados ao envelhecimento do animal. Quanto mais cedo forem descobertos esses sintomas, maiores as chances de cura, de amenizar ou retardar o avanço da enfermidade. Além disso, durante essas consultas, normalmente são dadas as vacinas necessárias ao pet.

É importante frisar que, ao contrário dos seres humanos, os animais não falam e, muitas vezes, pode demorar até que o dono perceba algum desconforto do animal que poderia sinalizar o surgimento de uma doença.

Com qual idade meu pet pode realizar um check-up?

Não há restrições de idade e o animal de qualquer idade pode e deve ser submetido a check-ups periódicos. Para que se possa diagnosticar doenças congênitas e fazer a vacinação, assim como realizar o controle de pulgas e carrapatos e manter a vermifugação em dia, os filhotes e pets mais jovens devem ser consultados. Os mais velhos, por sua vez, devem passar pelo consultório visando à prevenção e ao diagnóstico de possíveis doenças já presentes.

Qual a frequência das consultas?

Como dito no tópico anterior, todo animal pode e deve ser consultado periodicamente. No entanto, o intervalo entre um check-up e outro varia de acordo com a idade e histórico do pet. Acompanhe a seguir.

Filhotes

Para os recém-nascidos, a frequência deve ser mensal durante os primeiros 120 dias de vida, para acompanhamento, aplicação de vacinas e vermifugação.

Adultos

Os animais crescidos devem passar pelo veterinário ao menos uma vez por ano. Como os pets envelhecem mais rápidos do que as pessoas, nesse intervalo de tempo é comum surgirem alterações físicas e fisiológicas relevantes. Mesmo nessa faixa etária, ainda devem ser vacinados e passarem por processos de vermifugação.

Idosos

Os pets mais velhinhos estão sujeitos a contraírem mais doenças degenerativas e isso exige que visitem o veterinário a cada quatro ou seis meses.

Quais os exames realizados no check-up?

Em uma consulta de check-up, é possível analisar a situação da saúde do animal em quatro etapas: anamnese (comportamento, frequência do cio, alimentação e hidratação); exames físicos (pele, ouvidos, saúde bucal, pressão arterial, sistema cardiopulmonar, pulgas e carrapatos); exames laboratoriais (sangue, raio-x, entre outros); e vermifugação (identificação de vermes).

Por que realizar um check-up em um hospital veterinário 24h?

Ao contrário dos consultórios comuns, uma clínica veterinária 24 horas está preparada dia e noite para receber os mais diversos casos de emergência. Sua estrutura deve ser completa para atendimento, realização de exames, medicação, internação e cirurgia. Sendo assim, levar o pet a um local que oferece todos esses serviços pode facilitar a vida do dono e do animal.

Reconhecido como referência na cidade de São Paulo, o Hospital Veterinário Rebouças é um pronto-socorro veterinário 24 horas que conta com equipamentos de primeira linha, equipe de médicos e enfermeiros altamente capacitados e uma rede de unidades especializadas em cardiologia veterinária, oncologia, ortopedia e muitas outras.

Agende atendimento para Cardiologia no Hospital Veterinário!

Deixe um comentário