fbpx

Quais são os principais cuidados pré e pós-castração de cães e gatos?

Por 13/04/2021Blog
clínica veterinária e hospital animal 24h

Como já mencionado em outro post publicado aqui no blog, é necessário se preparar para a chegada do pet de estimação. Entre os vários cuidados que devemos ter com nossos animais, está a realização da castração de cães e gatos.

Esse procedimento é capaz de oferecer diversos benefícios para nossos pets, mas, para isso, é necessário que tenhamos determinados cuidados tanto antes como depois da cirurgia.

Portanto, confira o post de hoje e saiba quais são os pré e pós-cuidados recomendados e outras informações pertinentes ao tema. Boa leitura!

A necessidade de realizar uma castração no cão ou gato

A castração é capaz de promover diversos benefícios aos pets. Em fêmeas, por exemplo, o procedimento evita o cio, desenvolvimento de tumores de mama, cistos nos ovários, infecção no útero e gravidez psicológica ou indesejada.

Já nos machos, a castração impede o desenvolvimento de tumores nos testículos, a agressividade por excitação sexual e diminui a excreção de urina para marcar território.

Como é feita a castração?

A castração é um procedimento cirúrgico que conta com a colaboração de diversas especialidades da medicina veterinária, como, por exemplo, a do veterinário cirurgião, anestesista e até mesmo cardiologista, tendo em vista que, antes de passar por uma cirurgia, é imprescindível que seja avaliado o risco cirúrgico cardiológico, o que servirá de base para contraindicar ou não a realização da operação.

O procedimento muda conforme o sexo do animal. Em machos, ele costuma ser menos invasivo, pois é realizado apenas uma pequena incisão para retirar os testículos. Já nas fêmeas, como é necessário retirar os ovários e o útero, o corte é um pouco maior.

Por conta dessas particularidades de cada sexo, a recuperação dos machos tende a ser mais rápida do que a das fêmeas.

Pré-cuidados para castração de cães e gatos

Período para castração

O período indicado para realizar a castração pode variar de acordo com diversos aspectos. Contudo, normalmente ele é recomendado após seis meses de idade para gatos e por volta de um ano de idade para cães.

Vale destacar que os pets devem ter recebido todas as vacinas necessárias, visto que, caso o animal não seja vacinado, poderá contrair diversas infecções por conta da baixa imunidade.

Realização de exames

Como mencionado, antes da cirurgia ser realizada, é necessário que o pet passe por uma avaliação cardiológica. Para isso, é preciso que ele realize exames de eletrocardiograma e ecocardiograma, por exemplo.

Além desses exames, deve-se verificar a dosagem de creatinina e fazer o hemograma, entre outros exames mais específicos caso seja necessário.

Jejum

Doze horas antes da realização do procedimento cirúrgico, é necessário que o animal não ingira nenhum alimento. Além disso, seis horas antes da operação, também é preciso que o pet não beba água. Esses cuidados são imprescindíveis para que a cirurgia tenha êxito.

Pós-cuidados para castração de cães e gatos

Ministração de analgésicos

Após a cirurgia, seu animal de estimação poderá sentir muita dor na região operada. Devido a isso, o médico veterinário recomendará analgésicos para aliviar o desconforto. Sendo assim, siga as orientações médicas e respeite o horário e o tempo de tratamento para dor.

Repouso

O pet poderá sentir muita dor, de modo que necessitará realizar repouso para se recuperar completamente. Desse modo, prepare uma caminha bem confortável para ele e mantenha o potinho de comida e água próximos. Assim, ele não precisará se deslocar para se hidratar e se alimentar.

Higienização 

Por fim, é preciso realizar a higienização diária da região operada e trocar o curativo. Para isso, utilize o produto de higiene indicado pelo médico veterinário. Além disso, para que o pet não arranque o curativo ou lamba a região operada, o que pode infeccionar o local, é recomendado que ele use um colar elizabetano ou uma roupa cirúrgica.

Como assegurar que a castração seja um sucesso?

Para garantir que a castração de cães e gatos obtenha êxito, é necessário que os tutores contem com um hospital veterinário que seja referência e que possa oferecer desde o atendimento em hospital animal 24h até a internação veterinária, como o Hospital Veterinário Rebouças realiza.

Deixe um comentário