fbpx

Quais são as principais especialidades da medicina veterinária?

Por 15/02/2021Blog
medicina veterinária

A medicina veterinária conta com diversas especialidades, assim como a medicina aplicada em humanos, tendo em vista que os pets necessitam de cuidados específicos como qualquer pessoa.

Geralmente, os especialistas da área veterinária podem ser encontrados tanto em clínicas quanto em hospitais e prontos-socorros veterinários, sendo que o que determina o local adequado para buscar o atendimento é a ocorrência de emergência – a qual demanda atendimento direto no pronto-socorro – e infraestrutura necessária para tratar o pet, de modo que casos mais complexos necessitam ser tratados especificamente em hospitais. 

Quais são as especialidades da medicina veterinária?

Cardiologia

Uma das principais especialidades da medicina veterinária é a cardiologia, responsável por diagnosticar e tratar doenças que acometem o coração e o sistema circulatório dos animais. 

Essa especialidade é muito importante, pois todo e qualquer animal que for submetido à intervenção cirúrgica deve passar previamente por uma avaliação cardiológica. Além disso, pets com mais de seis anos, que apresentam sintomas de doença cardíaca ou alteração em seus exames de rotina devem consultar especificamente o cardiologista para que seja tratada ou controlada a doença com antecedência, a fim de se obter uma melhor recuperação.

Conheça: Cardiologo veterinário

Acupuntura

A acupuntura é um tipo de terapia que consiste na introdução de finas agulhas na pele do animal com o intuito de estimular determinados pontos de seu corpo. Essa especialidade vem ganhando cada vez mais notoriedade no campo da medicina veterinária; contudo, não deve ser utilizada como única fonte de tratamento, sendo necessário uni-la aos tratamentos mais tradicionais.

Esse tipo de terapia pode ser empregado para tratar doenças neurológicas, dermatológicas, gastrointestinais, respiratórias, bem como câncer, problemas ósseos e musculares.

Dermatologia

A dermatologia também é uma das principais especialidades da medicina veterinária, tendo em vista que muitos pets desenvolvem problemas de pele ao longo da vida, como os cães das raças Shar Pei, Lhasa Apso e Poodle, por exemplo. Sendo assim, o especialista da área é capaz de diagnosticar e tratar problemas relacionados a alergias, otites, infecções de origem bacteriana, fúngica ou parasitária, doenças hormonais ou metabólicas, assim como diversas zoonoses.

Oncologia

A oncologia também é considerada uma das principais especialidades da medicina veterinária, visto que a incidência de câncer em cães e gatos tem crescido cada vez mais. Atualmente, o tratamento oncológico para pets evoluiu consideravelmente, sendo possível tratar e curar esses animais por meio de quimioterapia e radioterapia. 

Homeopatia

A homeopatia veterinária é considerada uma das mais contemporâneas tendências em tratamento de animais. Ela consiste na prescrição, sob forma diluída e em pequeníssimas doses, de uma substância que, em doses elevadas, é capaz de produzir, em um animal sadio, sinais e sintomas semelhantes aos da doença que se pretende combater e, frequentemente, não é indicado o tratamento concomitante com a alopatia. 

Cirurgia veterinária

Mais uma especialidade muito importante da medicina veterinária é a área cirúrgica, a qual é demandada quando o tratamento do pet necessita de uma intervenção mais delicada. Desse modo, o profissional atua especificamente em hospital e pronto-socorro veterinário realizando cirurgias cardíacas, oftalmológicas e, até mesmo, remoção de tumores, entre outros procedimentos.

Anestesiologia

A anestesiologia veterinária é uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos anos. O profissional desse campo é responsável por aplicar a anestesia antes de uma intervenção cirúrgica, de modo a não permitir que o animal sinta dor durante o procedimento, bem como bloquear a sua musculatura, garantindo que ele esteja imóvel durante a cirurgia. 

Além disso, a anestesia serve também para provocar amnésia no pet, de maneira que ele não recorde do procedimento. Nesse sentido, esse profissional atua lado a lado com o cirurgião veterinário em hospitais e prontos-socorros veterinários, oferecendo segurança e conforto ao paciente que precisa ser operado ou sedado.

Neurologia

Por fim, mais uma das principais especialidades médicas veterinárias é a neurologia veterinária, responsável por cuidar do sistema nervoso central dos animais. Esse sistema é constituído pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e sistema nervoso periférico. Uma disfunção nesse sistema pode acarretar problemas sérios, como agressividade, convulsões, falta de equilíbrio, tremores, entre outros sintomas. 

Onde encontrar as principais especialidades da medicina veterinária?

O Hospital Veterinário Rebouças conta com atendimento ambulatorial, pronto-socorro e clínica veterinária 24 horas, além de possuir unidades especiais de atendimento que dispõem das principais especialidades da medicina veterinária. Sendo assim, o Hospital Veterinário Rebouças conta com uma ampla e completa estrutura para que você possa cuidar do seu pet com tranquilidade e segurança.

Deixe um comentário