fbpx

Outubro Rosa – Conheça o câncer de mama e proteja sua melhor amiga!

Por 08/10/2021Blog

O mês de outubro é conhecido por ser o mês do combate e prevenção do câncer de mama, o chamado Outubro Rosa. Assim como acontece com as mulheres, as cadelas e gatas também podem apresentar tumores nas mamas, o que interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida dos pets portadores dessa doença. Veja nesse texto as principais informações que você precisa saber para entender melhor o câncer de mama e proteger a sua melhor amiga!

O tumor nas mamas está entre os mais frequentes nas cadelas e gatas, quando comparados com outros tipos de neoplasia. Por esse motivo, campanhas como a do outubro rosa são muito importantes para conscientizar os tutores. Todos devem ficar atentos aos possíveis sinais indicativos de câncer de mama e prevenir esta doença através de algumas medidas importantes que vamos mostrar a seguir.

Como prevenir o câncer de mama?

A principal maneira de prevenir o tumor de mama e a mais recomendada pelos Médicos Veterinários é a castração, pois a influência hormonal é um dos fatores de risco mais relevantes para o aparecimento da doença!

Ao castrar o animal quando ele ainda é jovem, reduzimos consideravelmente a chance de ele desenvolver o câncer de mama quando estiver com a idade mais avançada, justamente por diminuir a influência hormonal desde cedo. Sendo assim, a idade mais indicada para castrar a sua fêmea é entre o primeiro e o segundo cio (ciclo estral).

Além dos fatores genéticos e hormonais, os tutores também devem ficar atentos com a dieta oferecida e com problemas de obesidade. Esses dois fatores também estão associados com o desenvolvimento de tumores mamários.

Realizar Check-Ups e exames de rotina também são fundamentais para garantir que não há nenhum problema de saúde com o seu pet. É recomendado que o seu pet visite um veterinário do Hospital Veterinário Rebouças pelo menos duas vezes ao ano para proporcionar qualidade de vida e bem-estar, além de evitar preocupações futuras. Aqui nós possuímos uma estrutura completa para realizar diversos tipos de exames, como os bioquímicos e de imagem.

Recentemente lançamos o Plano de Saúde Preventiva, que é um pacote de serviços completo com diversos benefícios para você cuidar preventivamente da saúde da sua melhor amiga, sendo ela cadela ou gata. Acesse o link para saber mais e escolher o plano que melhor atende as suas necessidades: p1.pagewiz.net/plano-preventivo-hovet-reboucas.

Tratamento

Quando diagnosticado, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, através da retirada dos tumores. Dependendo da gravidade, é recomendado realizar quimioterapia e alguns tratamentos complementares para melhorar o prognóstico e aumentar a expectativa de vida do animal.

Também há a possibilidade de implementar uma radioterapia e até mesmo a prática de acupuntura, que ajuda na redução da dor para que o paciente consiga encarar de forma mais tranquila o tratamento convencional.

Aqui no Hospital Veterinário Rebouças nós contamos com profissionais experientes e atualizados, além de diversas especialidades para garantir que o seu pet estará em boas mãos. Se você tiver alguma dúvida sobre o câncer de mama em cadelas e gatas, entre em contato com a nossa equipe, estaremos prontos para te atender.

Agora estamos em um novo endereço: Av. Rebouças, nº 1615.

Deixe um comentário