fbpx

Os principais cuidados ao levar o animal de estimação em uma viagem

Por 04/03/2021Blog
veterinária 24 horas

Quando você planeja uma viagem, é tudo muito divertido e as programações são sempre pensadas para que se tornem inesquecíveis. Porém, você deve ter uma atenção muito especial dedicada ao seu animal de estimação, caso ele acompanhe você no passeio. Se esse for o caso, o ideal é fazer um planejamento detalhado em relação à vida do animal.

É importante cuidar de aspectos voltados aos meios de transporte utilizados pelo animal e por você, pois existem regras específicas dependendo do veículo. Digamos que você viaje de ônibus ou de avião; nesses casos, o animal deve ir em uma caixa própria em um compartimento separado. Se você for de carro, o bichinho pode até ir junto com você, mas não no banco do motorista, por exemplo.

Veja os principais cuidados que deve ter ao viajar com o seu animal de estimação. Acompanhe!

Cuidados importantes ao viajar com animais

Diversos são os cuidados que você deve ter ao fazer uma viagem junto com o seu pet. Esses cuidados devem ser planejados antes mesmo do passeio começar, já que você tem que se preparar para que o animal tenha conforto e segurança durante a viagem. 

Caixa de transporte

A caixa de transporte é uma das principais coisas que você deve comprar antes da viagem. Ela deve ter um tamanho adequado para que o pet não fique desconfortável e seu fechamento deve ser seguro para que ele não se solte no meio do trajeto. 

Além disso, talvez seja preciso dar algum medicamento para acalmar o animal antes de realizar o passeio. Algumas rodoviárias, inclusive, pedem que o animal seja sedado antes de ser colocado na caixa de transporte.

Preparação para viagem

Você deve ter um plano para viagem, especialmente se ela for muito longa. Questões como onde o animal será colocado e o que você deve fazer para que ele esteja confortável devem ser pensadas. Além disso, o local em que você vai se hospedar durante o passeio deve aceitar animais. Alguns estabelecimentos não permitem a estadia de pets; por isso, é importante verificar esse aspecto com antecedência.

O que pode ser levado na mala do pet

A mala do pet deve ter as roupinhas, brinquedos, comedouros, entre outros objetos do dia a dia dele. Além disso, caso ele esteja recebendo alguma medicação específica, também é indicado que você a leve para o passeio, já que pode ser mais difícil comprar medicamentos dependendo de onde você estiver.

Saiba mais: Qual a importância de realizar check-up em cães e gatos

Cintos de segurança

Se você for viajar com um cão de estimação, pense sobre a utilização de um cinto de segurança, especialmente se o seu cão for de grande porte. Esse tipo de cinto é colocado no animal, da mesma forma que é colocado em humanos. O animal fica bem mais protegido e o motorista fica seguro caso o bichinho queira fazer brincadeiras durante uma ultrapassagem, por exemplo.

Paradas e alimentação

Pense sobre as paradas que você vai fazer caso o animal precise “usar o banheiro”. Se a viagem for longa, você deve pensar sobre essas paradas e ainda deve levar a comida do pet para que ele não fique com fome durante o passeio.

Você conhece o Hospital Veterinário Rebouças?

Cuide bem da saúde do seu animal de estimação com a ajuda do Hospital Veterinário Rebouças. O hospital funciona com uma clínica veterinária 24 horas e atende o seu pet sempre que você precisa. Entre no site do Vet Rebouças e conheça mais sobre as nossas especialidades!

Veja ainda: Qual a importância de manter a vacinação do seu pet em dia

Deixe um comentário