fbpx

Idade de cachorro: veja como realizar o cálculo

Por 12/01/2021Blog
veterinária 24 horas

Quantos “anos humanos” os cães têm sempre foi um grande questionamento para quem estuda essa espécie de animal. Existem muitas pesquisas e diversos estudos sobre a questão da idade de cachorro, mas você sabe de fato como calcular a idade do seu cão? Se a resposta for “não”, provavelmente você está certo, já que não é possível saber com precisão esse número. 

Existe um mito de que basta multiplicar a idade de cachorro por 7 para que se obtenha a idade “humana” do cão. Essa informação é completamente equivocada, pois não considera diversos fatores caninos, observando apenas uma estimativa de 12 anos para cachorros e 84 anos para os humanos. 

O cálculo é bastante falho e simplista. 12 x 7 realmente é 84, mas cada cachorro tem o seu tempo de vida e características próprias que o aumentam ou reduzem. Para resolver essa questão, preparamos este artigo completo para que você possa entender todos os aspectos a se considerar antes de tentar calcular quantos anos seu cão tem. Acompanhe!

Qual é o porte do seu cachorro?

Primeiramente, você deve verificar o porte do seu cachorro. Existem diversos portes, dos menores aos maiores. Porém, o que é observado é que os cães de pequeno porte acabam atingindo a maturidade sexual mais rápido, e comumente têm um crescimento maior nos primeiros anos de vida. 

A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre o assunto, mas existe a hipótese de que cães menores, mesmo crescendo e se desenvolvendo mais rápido, têm menos propensão a contraírem doenças graves.

Como calcular a idade real dos cachorros?

Para calcular a idade de cachorro real, isto é, que corresponde à idade humana, vamos utilizar uma fórmula bem simples baseada no tipo de porte dos cães. Essa é uma estimativa e não deve ser considerada a única opção para fazer esse cálculo. 

Cães de pequeno porte, aos 2 anos, possuem 25 anos de idade. Cães de médio porte têm 21 anos nesse mesmo período e os de grande porte, também aos 2 anos, possuem 18 anos de idade.

Multiplique cada um dos próximos aniversários por 4,5 no caso de cães de pequeno porte, por 5,7 no caso de cães de médio porte, e por 8 no caso de cães de grande porte. O resultado é a idade real do seu cachorro.

Exemplo de um cão de médio porte aos 4 anos de idade: seus dois primeiros anos já somam 21. Os outros dois anos devem ser multiplicados por 5,7, o que dá o resultado de 11,4. Somando esses valores, a idade real do cão é 32,4 anos.

Até quantos meses o cachorro é considerado filhote?

A chegada do cão à vida adulta também é pautada pelo seu porte. Cães de porte pequeno são tidos como filhotes até cerca de 1 ano de vida. Os cachorros que possuem porte médio podem ser chamados de filhotes até 1 ano e 3 meses no máximo. Por fim, os cães de grande porte transitam de filhotes para a vida adulta dos 6 meses até os 2 anos.

Com qual idade de cachorro o animal pode ser considerado idoso?

Cachorros de grande porte ficam idosos por volta dos 7 anos. Já os cães de porte médio chegam a essa fase da vida com cerca de 10 anos de idade. Os que mais levam tempo para alcançar a fase idosa são os cães de pequeno porte, que só chegam lá quando atingem cerca de 12 anos.

A infraestrutura do Hospital Veterinário Rebouças

O Hospital Veterinário Rebouças, também conhecido como Vet Rebouças, possui veterinária 24 horas e diversas especialidades de atendimento para animais, em especial cachorros de todas as idades e gatos.

Deixe um comentário