Com o avanço da medicina veterinária, surgem, cada vez mais, métodos e exames laboratoriais que auxiliam na investigação dos sintomas dos animais. No entanto, os exames de sangue são, provavelmente, os mais comumente solicitados por clínicos veterinários. A hematologia veterinária oferece diversas respostas ao médico e, de forma simples, permite triar os sintomas do animal, guiando o profissional à conclusão do diagnóstico. Confira a seguir o que é a hematologia veterinária e seus principais exames e doenças relacionados.

O que é a hematologia veterinária?

A hematologia é o estudo dos números e formas dos elementos do sangue (células vermelhas, células brancas, plaquetas e plasma) e das doenças que os acometem. A hematologia na medicina veterinária é extremamente importante pois a pesquisa dos componentes do sangue pode nos apresentar muitas repostas sobre a origem e gravidade do problema. Além de relevante para o diagnóstico de diversas doenças, também é uma ferramenta de estudo de diversas espécies animais.

Principais exames hematológicos

Hemograma Completo: Esse exame analisa todas as informações mais importantes sobre o sangue, como as hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas), proteínas e plaquetas.

Eritrograma: Analisa o número, tamanho, cor e formato das hemácias, hematócrito (massa das hemácias), concentração de hemoglobina, contagem de reticulócitos (hemácias jovens) e a presença de parasitas.

Plaquetograma ou Trombograma: Realiza a contagem de plaquetas, elementos muito importantes para o processo de coagulação sanguínea.

Leucograma: Realiza a contagem do número total de leucócitos (células de defesa do corpo) e os valores individuais dos diferentes tipos.

Principais doenças hematológicas (sanguíneas) de cães e gatos

Anemia Hemolítica Imunomediada (AHIM): Por definição, anemia é a redução do número de hemácias, hemoglobina, ou ambas, no sangue. A AHIM é uma anomalia causada pelo sistema imunológico do cão, que passa a atacar as próprias hemácias do organismo, resultando em hemólise (destruição das hemácias). Pode ser causada pela produção indevida de anticorpos contra as hemácias ou pela alteração da estrutura externa dessas células devido a toxinas, agentes infecciosos ou câncer. O animal apresentará gengivas pálidas, frequência respiratória aumentada, pode se cansar facilmente, desmaiar ou ficar desorientado por conta da baixa oxigenação do cérebro. Algumas raças como Cocker Spaniel Americano, Poodle, Sheepdog, Shih-tzu e Maltes são mais suscetíveis a essa doença.

Babesiose: Transmitida pelo carrapato, é causada pelo protozoário Babesia. Esse microrganismo invade e causa a destruição das hemácias dos cães, resultando em anemia. Os cães podem apresentar fraqueza, febre, linfonodos aumentados, gengivas pálidas e urina escurecida.

Erliquiose: Também transmitida pela picada do carrapato, é causada por bactérias do gênero Ehrlichia. Essas bactérias invadem as células de defesa do organismo, podendo causar febre, linfonodos aumentados, dificuldade respiratória, hemorragias, anemia e até problemas neurológicos.

FIV: Sigla para Vírus da imunodeficiência Felina, ataca o sistema imunológico do gato, de forma semelhante ao vírus HIV humano. É transmitido normalmente por brigas, reprodução ou contato entre a mãe infectada e seu filhote.  Por conta de o sistema imune estar prejudicado, o animal se torna suscetível a contrair diversas outras infecções. Alguns sintomas são febre, anemia, linfonodos aumentados e perda de peso e apetite.

FeLV: Sigla para Vírus da Leucemia Felina, inibe o sistema imunológico do gato e é uma das causas mais comuns de morte de gatos domésticos. Assim como a FIV, predispõe o animal a outras doenças e é transmitido pelo contato com os fluidos corporais de gatos infectados, como saliva, sangue ou urina. Causa febre, perda de peso, linfonodos aumentados, anemia e pode predispor a linfoma, um câncer no sistema linfático.

Se você tiver alguma dúvida sobre a hematologia veterinária ou caso queira agendar uma consulta com um hematologista veterinário, entre em contato com a nossa equipe. Possuímos uma estrutura completa, moderna e aconchegante para melhor atender você e seu pet!

O Hospital Veterinário Rebouças está em um novo endereço, na Av. Rebouças nº1615.

Pronto Socorro 24h – Aberto agora!

Telefones: 11.96331.5387 (whatsapp) / 3060-2830 / 3062-3011

E.V.E.R – Especialidades Veterinárias Rebouças

Telefone: 11.3087-3090

De Seg. à Sex: 8h – 18h