fbpx

Entenda por que o chow chow tem a língua roxa

Por 19/01/2021Blog
pronto-socorro veterinário

O chow chow é uma das raças mais adoradas do mundo por conta do seu jeito protetor e de sua bela aparência. Celebridades de todos os quatro cantos do globo já se afeiçoaram a ele, como é o caso de Elvis Presley e Sigmund Freud. No entanto, o chow chow da língua roxa pode ser um pouco mais distante, pois tem a característica de ser independente.

A sua língua é um de seus aspectos mais interessantes. Quer saber por que ela tem uma coloração diferenciada? Continue lendo!

Chow chow

O chow chow da língua roxa é originário da China e existe há milhares de anos, tendo várias características que fazem seus tutores muito felizes. Para saber se a raça é, de fato, pura, o dono pode analisar a língua do cãozinho. Se ela tiver uma coloração mais rosada do que roxa, muito provavelmente ele não é 100% puro da raça chow chow.

Por que o chow chow tem a língua roxa?

Existe mais de uma teoria a respeito do motivo pelo qual a raça chow chow tem a língua roxa. A explicação popular, que é a mais conhecida entre as pessoas, é a de que há muitos anos um chow chow estava com seu dono cuidando de um templo budista. 

Como estava muito frio, o monge não podia ir buscar lenha para fazer uma fogueira, de modo que o cão foi à mata para buscar o material. Ao chegar lá, só encontrou madeira carbonizada, que quando colocou na boca para carregar, deixou sua língua roxa.

Outra lenda, que também faz sucesso, é a de que o chow chow estava com Buda quando ele pintou o céu de azul. Quando as gotas de tinta de seu pincel caíram, foram lambidas pelo cão, que ficou com a língua de cor azul arroxeada.

Essas histórias são apenas lendas, pois a explicação do porquê de o chow chow ter a língua azul é puramente científica, e tem a ver com a genética da raça. A coloração se deve à concentração genética de células pigmentárias presentes no corpo do animal. 

Como eles têm uma quantidade mais elevada desse tipo de célula, as mucosas ficam com uma cor mais escura e a língua, roxa.

Outras raças com essa característica

Uma outra raça que também tem a língua azulada é o shar-pei. Esse cão é muito conhecido por ser parecido com o chow chow no quesito de excelência ao proteger seus tutores. Além disso, existem outras raças que também podem ter a característica da língua azul. Veja:

  • Akita;
  • Cocker spaniel;
  • Pastor australiano;
  • Dálmata;
  • Newfoundland;
  • Mini-pei;
  • Thai ridgeback.

Hospital Veterinário Rebouças e o trabalho com o chow chow

O Hospital Veterinário Rebouças é especializado no cuidado com animais – entre eles, o chow chow da língua roxa. O hospital conta com uma ampla infraestrutura capaz de receber seus pacientes da melhor maneira possível. Além disso, o Vet Rebouças tem um excelente pronto-socorro veterinário para atender emergências.

Deixe um comentário