fbpx

Conheça os principais hábitos saudáveis para a saúde dos pets

Por 08/04/2021Blog
hospital 24 horas veterinário

Como já comentado aqui no blog, é necessário se preparar para a chegada do pet de estimação, de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida para ele. Portanto, se você deseja conhecer algumas dicas de hábitos saudáveis para a saúde dos pets, siga acompanhando este post!

Dicas de hábitos saudáveis para a saúde dos pets

Higiene

Uma das principais dicas é manter a higiene tanto do pet quanto de seus utensílios pessoais e do ambiente onde ele vive. O banho, por exemplo, tem a capacidade de evitar o acúmulo de sujeiras que podem causar infecções nos animais de estimação.

Além disso, durante esse momento, você ou a pessoa contratada para higienizar seu amiguinho de quatro patas pode perceber alguma lesão escondida debaixo do pelo.

Além disso, o banho precedido de um tratamento para pulgas e carrapatos auxilia na eliminação desses parasitas externos. 

Vale destacar também a higienização bucal periódica realizada com produtos adequados para pets. Tal ação é capaz de evitar doenças bucais, tártaro e proliferação de bactérias por todo o organismo do animal.

Por último, é indispensável a higienização do ambiente de convívio e dos objetos de uso do seu bichinho de estimação, tais como brinquedos, caminha, bebedouro e comedouro, tendo em vista que determinados parasitas e bactérias que podem comprometer a saúde de seu pet podem ser encontrados nesses locais.

Alimentação

Outra dica é oferecer ao pet uma alimentação equilibrada e livre de alimentos que podem ser tóxicos, como chocolates, leite e seus derivados e comidas gordurosas. Além disso, é importante respeitar a idade, o porte e o gasto energético do animal, de modo a não oferecer nem mais e nem menos do que aquilo que ele de fato necessita para ficar satisfeito.

Além de cuidar da alimentação, é fundamental manter o animal de estimação bem hidratado, pois a água auxilia em diversas atividades fundamentais do organismo. 

Por último, é essencial que o bichinho não consuma os alimentos muito rápido, tendo em vista que isso pode ocasionar engasgos, vômitos e até problemas digestivos. Caso seu amiguinho de quatro patas seja muito afobado na hora de comer, é interessante investir em comedouros que estimulam uma alimentação mais demorada, como aqueles que dividem a ração em diversos compartimentos.

Exercícios

Além de uma alimentação equilibrada, é indispensável que os animais exercitem o corpo e a mente. Nesse sentido, invista em brinquedos e brincadeiras que façam o animal se exercitar e, caso você e seu pet morem em apartamento, também tente levá-lo para passear todos os dias.

Vale ressaltar, ainda, que o estímulo mental é um poderoso exercício para a mente. Portanto, ofereça para seu bichinho brinquedos inteligentes, como aqueles em que você adiciona petiscos, para incentivar o raciocínio do animal ao capturar a comida.

Atenção e carinho

Assim como nós, os animais também necessitam de atenção e carinho, pois, caso eles se sintam sozinhos e sem afeto, podem desenvolver diversas doenças emocionais, além de terem sua imunidade comprometida, o que pode facilitar o desenvolvimento de outros problemas de saúde.

Assim sendo, mesmo que sua rotina seja corrida e você passe boa parte do tempo fora de casa, reserve todos os dias, nem que sejam 15 minutos, para brincar e dar carinho para seu bichinho. Além disso, se você passa muito tempo fora, pode ser interessante ter dois pets para que um faça companhia para o outro, ou investir em brinquedos que entretenham o animal enquanto você está ausente.

Vacinação e vermifugação

Mais uma dica para proporcionar e manter a saúde do seu amiguinho de quatro patas é vaciná-lo e dar vermifugo a ele corretamente, pois essas medidas são responsáveis por manter várias doenças longe do seu animal de estimação.

Acompanhamento periódico junto ao veterinário

Por fim, é necessário levar o pet para o médico veterinário a cada seis meses, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma estranho. Caso ele possua alguma doença que necessite de um controle maior, é preciso levá-lo periodicamente ao veterinário especialista, como cardiologista, ortopedista e endocrinologista, por exemplo.

Além disso, é importante contar com uma clínica veterinária 24 horas, caso seu animal de estimação passe por alguma emergência.

Conheça o Hospital Veterinário Rebouças

O Hospital Veterinário Rebouças é referência no cuidado da saúde dos pets de pequeno porte em São Paulo, tendo em vista que oferece excelente infraestrutura, médicos veterinários das mais diversas especialidades, hospital 24 horas veterinário, além de muitos outros benefícios.

Portanto, além de seguir as dicas fornecidas neste post para proporcionar uma melhor qualidade de vida para seu pet, invista em um hospital que possa oferecer o que há de melhor para ele.

Deixe um comentário