fbpx

Conheça as principais características do Lhasa Apso

Por 23/12/2020Blog
Conheça as principais características do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cãozinho extremamente encantador. Todos que possuem esse pet simplesmente amam a alegria e a adoração que o animal possui. O carinho que ele atribui a seus tutores é muito doce e apreciado por quem tem a sorte de ter o Lhasa Apso como companheiro em casa. Um dos aspectos que mais chama a atenção nessa raça é a beleza do animal aliada à sua alegria para brincar, correr e interagir com seus donos.

A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre o Lhasa Apso!

História

A história da raça remonta tempos antigos das montanhas do Tibete. Existem duas teorias que indicam que a sua origem seja dessa região: a primeira conta que monges budistas usavam cães nascidos com essa raça para cuidar dos templos. 

Já a segunda, um pouco mais focada na ciência do DNA desse tipo de cão, afirma que sua origem é próxima aos lobos que viviam nas montanhas da mesma região. Independentemente da origem do Lhasa Apso, uma coisa é certa: seus donos agradecem muito pela existência da raça!

Características

Veja algumas características específicas da raça Lhasa Apso:

Cores da raça

As cores dessa raça são bem variadas, sendo que as próximas ao tom de mel são mais comuns atualmente. Cores como dourado, areia, preto, cinza e branco também são comuns e podem ser vistas em alguns desses cães pelo mundo. Normalmente, no rosto do animal, a coloração é mais escura, e ele pode ter uma ou mais tonalidades pelo corpo.

Temperamento

O temperamento do Lhasa Apso pode mudar em questão de segundos. Geralmente, o cãozinho é alegre, divertido e gosta de brincar. Porém, quando ele se sente ameaçado ou desrespeitado em relação às suas coisas e ao seu espaço, ele pode se tornar agressivo. Além disso, ele não gosta de estranhos, podendo apresentar um comportamento também agressivo na presença de visitantes.

O Lhasa Apso com crianças

A raça não é a mais recomendada para conviver com crianças pequenas justamente pelo apego que tem por suas coisas e pela variação de temperamento que pode ter. No entanto, com crianças mais maduras, ele pode se dar muito bem.

Cuidados

Existem alguns cuidados importantes que devem ser tidos com o Lhasa Apso. Veja quais são eles:

Pelos

O Lhasa Apso possui muitos pelos; portanto, é preciso escovar o cãozinho frequentemente.

Dentes 

Os dentes dessa raça devem ser sempre escovados para que inflamações e outras patologias sejam evitadas.

Banho

O cuidado com o banho diz respeito à frequência e à secagem. Eles devem acontecer pelo menos uma vez a cada 15 dias, se possível uma vez por semana. Além disso, a secagem deve ser muito bem feita para que a pele do animal não comece a descamar.

Saúde

Em relação a saúde do Lhasa Apso, é importante que se tenha atenção a algumas coisas. No geral, essa raça não apresenta muitos problemas de saúde, mas a qualquer sinal estranho é bom recorrer a um veterinário. Isso é feito para que problemas como conjuntivite, displasia renal, luxação e dermatite sejam evitados ou tratados a tempo.

Conheça o Hospital Veterinário Rebouças

O Hospital Veterinário Rebouças, também conhecido pelo apelido de Vet Rebouças, é referência em cuidados com animais de diversas raças, como a Lhasa Apso. A empresa conta com profissionais altamente capacitados e treinados para prestar um atendimento humanizado e cordial aos tutores e pets. Além disso, o Vet Rebouças é focado em diversas especialidades, tendo, inclusive, um veterinário neurologista em sua equipe.

Clínica, hospital e pronto socorro veterinário, com mais de 50 profissionais veterinários prontos para cuidar do seu pet.

Veja mais: Conheça a raça Rhodesian Ridgebacks

Deixe um comentário