fbpx

Como se preparar para a chegada do pet de estimação?

Por 19/02/2021Blog
pronto socorro veterinário

Se você está pensando em adotar um cãozinho ou um gatinho, mas ainda não sabe como se preparar adequadamente para recebê-lo em sua casa, este post foi escrito para você. Portanto, continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Dicas de como se preparar para a chegada do pet

Comedouros e ração adequados

Um ponto importante é fornecer para o pet um comedouro e uma ração adequada à sua idade. O animal de estimação não pode encontrar dificuldades na hora de se alimentar, como um potinho muito alto para o seu tamanho, por exemplo. Além disso, é importante que os comedouros e bebedouros estejam sempre limpos e guarnecidos de alimentos e água frescos. 

Além disso, para saber a ração adequada para o seu cãozinho ou gatinho, converse com o médico veterinário, pois ele saberá avaliar por meio de informações, como porte, peso, raça e idade, qual é a melhor opção para o pet. 

Local para dormir

Tanto a casinha, que fica em um local externo, quanto a caminha devem permanecer longe do sol intenso, pois o calor em demasia pode fazer mal para a saúde do pet e estragar seus objetos de descanso. Além disso, o local para dormir deve ser bem-arejado, de modo que o ambiente não fique úmido.

Brinquedos próprios e inteligentes

Pets filhotes e animais adultos gostam de brincar, não é mesmo? Pois bem, para que eles não acabem brincando com seus móveis ou objetos pessoais, é necessário que os pets de estimação tenham brinquedos específicos e atrativos para as suas necessidades.

É natural do comportamento dos gatos, por exemplo, arranhar as coisas, de modo que é necessário disponibilizar para o felino um arranhador. Outro diversão interessante para pets são os brinquedos inteligentes. Esses passatempos estimulam os instintos dos animais, como o forrageamento, isto é, o ato de buscar comida.

Na natureza, os cães passam 40% do seu próprio tempo buscando alimento. Cães domésticos não passam nem a metade disso, pois recebem periodicamente comida em seus comedouros. Portanto, para estimular o forrageamento, há brinquedos em que o dono introduz um alimento em seu interior e o cão necessita identificar que a comida está ali dentro e tentar pegá-la, o que estimula o seu cérebro e corpo.

Por fim, além de investir em brinquedos inteligentes, é necessário que o tutor disponha de um tempo para passar com o pet todos os dias, pois, assim como os seres humanos, eles também sentem saudades e necessitam de atenção.

Local para realizar as necessidades

Prepare-se para ensinar o pet a realizar as necessidades no local adequado. Para isso, é de suma importância que se tenha paciência e não se apele à agressividade, pois tal atitude pode prejudicar o psicológico do animal e torná-lo agressivo também.

Sendo assim, quando perceber que o pet está procurando um local para realizar as suas necessidades, leve-o para o local adequado e o mantenha calmo. Posteriormente, dê um petisco para que ele compreenda que, ao realizar as necessidades naquele local, ganhará uma recompensa. 

Cuidados com a saúde

Por fim, é fundamental que você proporcione todos os cuidados necessários para manter a saúde do seu pet de estimação. Nesse sentido, disponibilize todas as vacinas e vermífugos dentro do prazo adequado e sempre que perceber algum sintoma ou comportamento diferente no animal, procure o médico veterinário, pois os pets, assim como os humanos, podem desenvolver tanto doenças físicas quanto psíquicas, sendo necessário receber o tratamento adequado.

Além disso, cuidar preventivamente da saúde do animal garante que ele não desenvolva doenças graves, o que poderia levá-lo ao hospital e, até mesmo, à internação. De qualquer modo, diante de emergências, não relute em levar seu bichinho de estimação ao pronto-socorro veterinário, pois, determinadas vezes, é a velocidade com que o tutor leva o animal para consultas que garante a sua recuperação plena.

Pronto-socorro veterinário 24 horas

O Hospital Veterinário Rebouças dispõe de pronto-socorro veterinário, além de atendimento clínico e hospitalar também por tempo integral. Sendo assim, o Vet Rebouças é referência no cuidado de pequenos animais em São Paulo, possuindo ampla infraestrutura com o que há de mais avançado em tecnologia e mais de 50 profissionais especializados em medicina veterinária. Portanto, entre em contato com o Vet Rebouças e saiba mais sobre os serviços disponibilizados para cuidar do seu novo pet!

Confira aqui: Cardiologista veterinário

Deixe um comentário