Chocolate faz mal para cachorro? Sim. Conheça a Teobromina

By 27/03/2018Cuidados

Você já deve ter ouvido por aí a história de que chocolate faz mal para cachorro, certo? E é verdade.

Como um docinho tão delicioso pode fazer mal para nossos queridos animais de estimação?

A explicação é simples. Você conhece ou já ouviu falar da teobromina? Não? Tudo bem, nós explicamos.

Teobromina é uma substância normalmente encontrada no fruto do Cacaueiro, e por isso esse composto é normalmente encontrado no chocolate. Isso mesmo, o delicioso chocolate que vem do cacaueiro! 🙁

Chocolate faz mal para cachorro.

Chocolate faz mal para cachorro.
Foto: rover.com

Mas como o chocolate faz mal para cachorro?  Quais os sintomas? O que acontece?

Algumas pessoas quando comem muito chocolate podem ficar com dor de cabeça, diarréia, coisas do tipo. Com os cachorros isso é muito mais comum e muito mais perigoso. E em época de páscoa, as intoxicações por chocolate são frequentes em cães, ou seja, chocolate para cachorros nem pensar. Chocolate faz mal para cachorros.

Chocolate faz mal para cachorro.

Chocolate faz mal para cachorro.
Foto: Google Imagens

As alterações podem surgir dentro de 6 a 12 horas após a ingestão e inclui diarreia, vômito, vontade de beber muita água, urinar muito, excitação, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, convulsão e coma. E tudo pode durar até 3 dias!

Qual tipo de chocolate faz mal para cachorro?  Chocolate para cachorro é proibido?

Quanto mais escuro e amargo o chocolate, pior. Pois significa que o chocolate é mais puro e concentrado carregando uma maior quantidade de Teobromina. Isso não significa que chocolate branco não faz mal para cachorro, o chocolate branco para cachorros também não é indicado, pois mesmo não oferecendo muitos riscos pode causar problemas.

Faça festa! Comemore! Celebre! Mas fique atento com a alimentação do seu cão!

Seu cachorro comeu chocolate?

Não se preocupe, o Hospital Veterinário Rebouças funciona 24 horas, estamos abertos agora. Ou se quiser agendar uma consulta, nos adicione no whatsApp 🙂