fbpx

3 motivos para levar seu pet para fazer check-up veterinário todo ano

Por 06/04/2021Blog

O check-up veterinário é responsável por estender a sobrevida do pet, diagnosticar doenças precocemente e controlar problemas de saúde crônicos.

Aqui, no blog, já falamos a respeito da importância de realizar o check-up em cães e gatos. Caso você não saiba exatamente do que se trata, o check-up nada mais é do que uma bateria de exames de rotina tanto laboratoriais quanto físicos.

Devido a importância de cuidar da saúde dos pets e de realizar o diagnóstico precoce de doenças, nós resolvemos elaborar este artigo para explicar de forma mais detalhada os principais motivos para você levar o seu animal de estimação para realizar o check-up veterinário todo o ano, de modo a complementar as informações contidas no post anterior.

Nesse sentido, caso deseje saber mais sobre o assunto, continue acompanhando a leitura.

As principais razões para os pets realizarem o check-up veterinário anualmente

1. Tempo de vida

Você deve estar pensando: será que é necessário realizar o check-up veterinário todo ano mesmo o pet estando saudável? E a resposta é sim, tendo em vista que um ano de vida do pet equivale a, aproximadamente, sete anos de vida de um humano.

Assim sendo, por mais que esse período pareça curto para nós, ele afeta significativamente a saúde de cães e gatos, pois eles têm um tempo de vida menor em comparação ao nosso. 

2. Diagnosticar doenças precocemente

O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratamento, pois, assim, o animal sofre menos com sintomas desagradáveis, consegue se recuperar mais cedo, não vai necessitar de uma internação e intervenções mais invasivas, tem chances de não desenvolver sequelas e se recuperar plenamente, bem como ter a sua sobrevida aumentada.

Desse modo, mesmo que o animal não apresente nenhum sintoma, é interessante levá-lo para realizar o check-up anualmente, até mesmo porque há doenças que não apresentam sintomas muito aparentes, de modo que os tutores acabam não conseguindo identificar que há algo errado com o pet.

3. Controle de doenças crônicas

Por fim, mais um motivo para realizar anualmente o check-up veterinário é o controle de doenças crônicas, que podem ser agravadas com o passar do tempo quando não são monitoradas adequadamente e, geralmente, não apresentam cura, sendo possível apenas controlá-las.

Entre algumas doenças crônicas que necessitam de exames de rotina, podemos citar determinadas doenças cardíacas, hipotireoidismo, insuficiência renal, artroses etc.

O que pode ser avaliado nas consultas?

Durante o check-up veterinário, o profissional avalia desde os comportamentos e hábitos do pet até o seu corpo e funcionamento do organismo por meio de exames físicos e laboratoriais. Sendo assim, entre as avaliações que o médico veterinário realizar durante o exame de rotina, podemos destacar:

  • Anamnese;
  • Exame físico;
  • Exames laboratoriais;
  • Vacinação;
  • Vermifugação.

Na anamnese, o profissional investiga especificamente o comportamento do animal, hábitos alimentares, realização de atividades físicas e frequência do cio, caso seja uma fêmea não castrada.

Já no exame físico, o médico verifica a auscultação cardíaca e pulmonar, boca, pele, ouvidos e a medição da pressão arterial.

Enquanto isso, os exames laboratoriais mais frequentes são hemograma e aqueles que avaliam o funcionamento dos rins e fígado. Além disso, caso o animal seja de uma raça que apresenta uma predisposição para desenvolver determinada doença ou já seja diagnosticado com uma enfermidade, também são solicitados mais exames específicos.

Por fim, o veterinário verifica a carteira de vacinação e a vermifugação do pet. Caso seja detectada alguma alteração nos exames, o profissional prescreve o tratamento adequado.

A importância de contar com um hospital veterinário de referência

Além de realizar o check-up veterinário anualmente, é de suma importância levar o pet a uma clínica veterinária de renome e bem qualificada. Assim, você garante que os profissionais sejam bem capacitados para melhor atender o seu pet e que há infraestrutura adequada para internação e realização de exames, por exemplo.

O Hospital Veterinário Rebouças é referência em São Paulo, dispondo de uma ampla equipe de especialistas, infraestrutura de qualidade, investimento em tecnologias e atendimento veterinário 24h.

Deixe um comentário