Alergias em cães: como cuidar?

As alergias em cães podem ser causadas por vários fatores, no Brasil a maioria das alergias são causadas por picadas de insetos ou parasitas, como a pulga.

alergia-em-caes

Os primeiros sinais de alergia em cães é a coceira constante; essa coceira pode evoluir para uma ferida que poderá trazer sérias complicações para a saúde do seu bichinho de estimação. Fique atento a sinais como espirros constantes, lambedura excessiva das patas ou de outros locais, marcas avermelhadas e até a queda de pelos em determinadas regiões. Observe também onde o cão sente mais essa reação alérgica, perto de flores ou quando exposto a ambientes que contenham muita umidade.

As alergias caninas podem ser divididas em três grupos:

Intolerância alimentar: mesmo as rações podem causar reações alérgicas, se algum componente ativar os anticorpos que produzem as histaminas (substâncias que ativam alergias). É importante saber notar a diferença de uma intoxicação alimentar e de uma alergia causada por alimentos, somente a alergia irá desencadear substâncias que irão provocar sintomas como coceira e queda de pelos.

Alergias a parasitas, micoses ou bactérias: são as mais comuns; geralmente são causadas por picadas de pulgas, sarnas ou por infecção bacteriana e podem causar problemas na pele e coceira incontrolável. Neste caso, é importante prevenir a proliferação desses parasitas com produtos anti-pulgas e não deixar o seu cão em lugares úmidos como lavanderias.

Alergias a micro-organismos transmissíveis pelo ar: são ácaros, pólen, bolor e poeira, podem causar espirros excessivos e dermatites. O melhor jeito de prevenir esse tipo de alergia é evitar que o seu cão entre em contato direto com esses micro-organismos, lave sempre a cama do seu cãozinho e os pertences para evitar o acúmulo de poeira e ácaros.

Em todo o caso o diagnóstico de um veterinário não deve ser dispensado, algumas alergias podem ser mais sérias e necessitam de medicação controlada para que o seu bichinho de estimação seja saudável.

tag: , ,
você poderá gostar:

9 respostas a Alergias em cães: como cuidar?

  1. Geraldo disse:

    Meu cachorro é da raça Box e esta sempre com as pernas irritadas e chegando até ferir, já usei antipulga e carrapatos e não esta resolvendo. O que fazer.

  2. Aurea disse:

    Cachorro do vizinho tem alergia a pó e a pulgas, que passar? O dorso dele parece couro de porco, fico com dó do bichinho? Não tenho condições de levá-lo no veterinário, o vizinho não está nem aí pra ele. O que passo pra ele se sentir mais confortável, porque ele coça e está aparecendo uma feridinha

    • admin disse:

      Olá Aurea!

      O que você pode fazer é levá-lo ao médico veterinário para que a alergia seja tratada. Se o dono do cão está sendo negligente com a situação, você também pode entrar em contato com a Centro de Zoonoses da sua cidade.

  3. Olá tenho um cachorro, que está com problema de alergia, comecei a fazer o teste da exclusão e percebi que mesmo excluindo algumas coisas ele mesmo tomando os remedios com corticoide ele sentia coceira.Quando mudei do arroz parborizado que era o que ele comia e depois que passou a ser a única alimentação com a carne de carneiro para o arroz branco a coceira começou a diminuir.Luck estava tomando 1 compr prenidsona por dia,depois que fiz a mudança alimentar comecei a dar 1/2 só quando sentia, o vet dele sabe.Sempre que acordava e durante o dia ele coçava focinho,olhos e esfregava a bundinha no chão,faz dois dias que não o vejo fazer isso.A minha preocupaçao é o atual vet dele esta doente com problemas na garganta,não pode falar muito. Estou sem saber o que fazer,pois o remédios acabaram.Aparareceu uma machas vermelhas na barriga,no suvaco direito(não sei se existe esse nome,mas é o local que sei denominar) desde ontem esse vermelhidão começou despelar,parece quando ficamos muito tempo no sol e depois começa a descamar.Não posso passar nada sem autirizaçao do vet. Ele dorme muito durante o dia, só fica animando á noite, está comendo muito beme chega a repetir,não teve crise de diarreia e nem de vômitos,defeca uma ou 2 vezes por dia,às vezes ressecado.Será que a alergia dele é o arroz?Quando devo introduzir outros alimentos? Como é feito o teste de provocação?
    Existe um teste de sangue ou intradermal que tenta identificar que substância causa alergia no animal?Até hoje não me pediram isso.Desde de terça não falo com o vet.Estou de mãos atadas

    • admin disse:

      Olá Rivania!

      Realmente não é adequado medicar o seu pet sem a autorização do veterinário. Se a alergia estiver em uma situação crítica, não hesite em procurar outro veterinário imediatamente, até para ter uma segunda opinião sobre o caso do seu pet.

      • Graças a Deus a alergia( coceira, que mais deixava ele agoniado) está diminuindo depois que mudei o tipo arroz ,as lesões nas orelhas internas esta cicatrizando,os olhos não estão mais vermelhos e nem remelando. De vez em quando ele ainda sente um pouco de cceira,mas não tanto como antes,não está esfregando a bundinha no chão.Com relação ao prenidsona estou danto 1/2 comp só quando percebo que é o jeito,perguntei ao vet antes.Estou evitando dar o remédio,msm com o autorização dele.Onde moro só tem um veterinário,como não estava satisfeita mudei.O atual está doente e mora em Delmiro Gouveia,escolhi um vet nessa cidade pq tenho um irmão que mora lá.É melhor, caso eu precise tenho onde ficar.
        Fico com vergonha de ligar para vet na situação que ele está, pois não quero parecer chata.Não sei o que fazer.A1ª consulta com ele foi no dia 31/10/2013.Quando consigo falar com ele ,não demora muito, pois ele não pode forçar a voz.O senhor acha que devo insistir mesmo ele estando doente?Dá uma sensação de abandono por parte dele.Estou respeitando o estado de saúse dele.
        Obrigada por me responder.

  4. Ola, gostaria de uma ajuda. Tenho uma cadela que encontrei na rua há mais de 8 anos. Ela se coça muito e tem a pela da barriga toda enrugada e escura por conta de tanto que se coça. Ja usei remédios durante o banho para serna, já fiz raspagem nela pra v se era algum tipo de sarna e não deu nada. Ela se coça demais e é constante. Não consigo vê-la mais de alguns segundos sem se coças e isso é o dia todo. A coçeira até melhorou um pouco qdo dei metronidazol a ela, pq o vet passou achando que poderia ser alérgico, mas foi só terminar o remédio que a coçeira voltou. Ela só come ração e já fiz a troca de marca tbm. Me dá uma luz por favor. Obrigada.

    • admin disse:

      Olá Bianca!

      O ideal é que você procure um veterinário antes de tomar qualquer atitude. Observe a sua cadela no dia-a-dia, o local que ela fica se possui umidade ou se está perto de alguma planta que possa estar lhe causando alergia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>