Alergias em cães: como cuidar?

As alergias em cães podem ser causadas por vários fatores, no Brasil a maioria das alergias são causadas por picadas de insetos ou parasitas, como a pulga.

alergia-em-caes

Os primeiros sinais de alergia em cães é a coceira constante; essa coceira pode evoluir para uma ferida que poderá trazer sérias complicações para a saúde do seu bichinho de estimação. Fique atento a sinais como espirros constantes, lambedura excessiva das patas ou de outros locais, marcas avermelhadas e até a queda de pelos em determinadas regiões. Observe também onde o cão sente mais essa reação alérgica, perto de flores ou quando exposto a ambientes que contenham muita umidade.

As alergias caninas podem ser divididas em três grupos:

Intolerância alimentar: mesmo as rações podem causar reações alérgicas, se algum componente ativar os anticorpos que produzem as histaminas (substâncias que ativam alergias). É importante saber notar a diferença de uma intoxicação alimentar e de uma alergia causada por alimentos, somente a alergia irá desencadear substâncias que irão provocar sintomas como coceira e queda de pelos.

Alergias a parasitas, micoses ou bactérias: são as mais comuns; geralmente são causadas por picadas de pulgas, sarnas ou por infecção bacteriana e podem causar problemas na pele e coceira incontrolável. Neste caso, é importante prevenir a proliferação desses parasitas com produtos anti-pulgas e não deixar o seu cão em lugares úmidos como lavanderias.

Alergias a micro-organismos transmissíveis pelo ar: são ácaros, pólen, bolor e poeira, podem causar espirros excessivos e dermatites. O melhor jeito de prevenir esse tipo de alergia é evitar que o seu cão entre em contato direto com esses micro-organismos, lave sempre a cama do seu cãozinho e os pertences para evitar o acúmulo de poeira e ácaros.

Em todo o caso o diagnóstico de um veterinário não deve ser dispensado, algumas alergias podem ser mais sérias e necessitam de medicação controlada para que o seu bichinho de estimação seja saudável.

tag: , ,
você poderá gostar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>